sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Dicas Culturais - Vale uma Visitinha

O filme "Em casa para o Natal" dirigido pelo norueguês Bent Hamer é inspirado no livro de contos Only soft presents under the tree, do escritor Levi Henriksen. São cinco histórias que devem agradar quem não se importa com clichês e desagradar quem não está pronto para sofrer com a realidade da vida.
Vale uma Visitinha:
Filme - Em Casa para o Natal
Os clichê está na boa e velha noite de Natal, que nos filmes – e até na vida real – é a única do ano em que as pessoas estão realmente dispostas a dar amor e deixá-lo florescer. No filme, é o dia em que alguns decidem se declarar apaixonados e apostar no tudo ou nada. Da criança à amante. É a noite em que milagres acontecem, por força da natureza ou pelo desajeitado desejo de um pai de estar perto dos filhos, ainda que disfarçado de Papai Noel.
O sofrimento está nos grandes dramas da vida e das relações que se apresentam no desenrolar das histórias. Algumas delas garantem boa dose de humor. Caso da cena em que um senhor de idade tenta o impossível, passar uma cama por baixo de uma escada, num espaço diminuto. E seus amigos velhinhos são convocados para ajudar, como se fizessem parte de um plano secreto elaborado por crianças.
Caberá ao espectador julgar se a arte imita a vida, mas os personagens e as histórias envolvem tipos que vemos sempre por aí. Estão presentes a delicadeza, a solidão e a frustração do ser humano pelo fato de envelhecer, pelo ponto de vista da solidão e da doença, a doçura da peraltice e o perigo da ingenuidade das crianças, a religião, a morte, a xenofobia e as relações entre marido e mulher, envolvendo dedicação, traição e amor. 
Em cartaz:

Abraços Paternos!

Um comentário:

Genislene Borges disse...

Marcelo,
Passando por aqui pra desejar muita paz nesse Natal e saúde pra todos os familiares!
Beijos, Genis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...