sexta-feira, 22 de julho de 2011

A importância do líquido amniótico!



O líquido amniótico tem uma importância maior na vida do bebê do que se imagina. "É uma das funções vitais do feto", diz Frederico Peret, diretor da Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais. 


Além de preencher a bolsa, o líquido amniótico auxilia na alimentação do feto e reduz o impacto no caso de quedas. Quando está no volume normal, ajuda o bebê a exercitar movimentos e articulações. Além de amortecer choques e movimentos bruscos, o líquido impede que o cordão umbilical seja comprimido, o que prejudicaria o fornecimento de oxigênio para o bebê; mantém uma temperatura constante dentro do útero, protegendo o bebê contra infecções e permitindo que os músculos e ossos se desenvolvam, ajudando ainda na formação do sistema digestivo e respiratório, já que o bebê inspira e expira o líquido, e o engole, eliminando-o na forma de urina.


Até o quarto mês de gestação, ele é produzido pela placenta e membranas que envolvem a bolsa. A partir do quinto mês, é feito pelos rins do bebê, exercitando os aparelhos digestivo e respiratório da criança. A renovação total do líquido é constante, ocorre entre 18 e 24 horas. Até o fim da gestação, o volume tem cerca de 700 a 1 litro, e vai diminuindo quando o parto está próximo. Nos primeiros meses de gestação, ele é claro e transparente, e no fim da gravidez,turvo e leitoso. A alimentação da futura mãe, assim como consumo de álcool, tabaco e medicamentos podem modificar o líquido amniótico. 

O exame de ultra-sonografia é útil na mensuração do ILA {índice de líquido amniótico}, dá para medir os bolsões de líquido em vários pontos do útero {o espaço entre o bebê e a parede uterina}, e o especialista faz um cálculo que resulta no ILA. No 3º trimestre, o ILA deve estar entre 5 cm e 25 cm. Um índice abaixo de 7 cm é considerado sinal de alerta, e com menos de 5 cm pode fazer com que os médicos prefiram adiantar o parto. 

Veja aqui as causas de redução do líquido amniótico. Graças a Deus que o ILA da gestação do Davi está normal.

Abraços Paternos! 

Fonte: babycenter.com
revistacrescer.globo.com

3 comentários:

♥ Laís ♥ disse...

Olá, acompanho seu blog ha algum tempo, resolvi refazer o meu, me segue Please?! EM BREVE SEREI MAE DE PRIMEIRA VIAGEM ;D
Obrigada

Deus abençoe.

Vania Becker disse...

Ou seja, Deus é perfeito, tudo o que Ele faz, faz com perfeição...Ótimo final de semana papai, mamãe e bebe!

Aninha Teixeira disse...

Olá, encontrei seu blog e o título me chamou atenção. Meu primeiro bebê nasceu com 26 semaninhas justamente por causa do líquido, a pequenininha tava praticamente sem líquido aqui dentro. Hoje sei que o líquido é muitisssimoooo importante embora não saiba até hoje o porque exatamente meu bebê parou de produzir.
Vou te acompanhar papai blogueiro!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...