sexta-feira, 27 de maio de 2011

Dia de Consulta!

Meiryele ontem fez a 4ª consulta com a GO.
No dia anterior ela fez um exame de sangue a pedido da endocrinologista e neste exame foi constatada uma baixa no nível de hemoglobina, abaixo do índice esperado para grávidas. Diagnóstico: Anemia.

Inicialmente, antes de ver o exame Dra. Flávia falou que era super normal a hemoglobina estar abaixo do padrão {12 g/dL} durante a gestação. Ela disse que até 11 g/dL é normal na atual fase. Detalhe: o resultado deu 9. Muito abaixo, preocupante mesmo.

Consequências da anemia: pode refletir em fraquezas, dores nas pernas e até mesmo o desenvolvimento inadequado da placenta, o que pode prejudicar a nutrição do bebê em casos mais extremos e inclusive antecipar o parto. Eu li a respeito e vi que nessa fase da gestação de 20-21 semanas o bebê suga ao máximo o ferro da mãe. Por isso mesmo ele não é prejudicado em fases iniciais de anemia, e sim a mãe que sofre com a carência de ferro. As causas possíveis da anemia ou é a má alimentação ou a má absorção dos nutrientes. Em nosso caso, certamente esta associado a uma ingestão insuficiente de ferro. A partir de então, uma dieta balanceada vai ser seguida, sob orientação profissional de uma nutricionista, principalmente a base de feijão, couve, brócolis, carne vermelha e fígado. Além de manter uma alimentação combinada também com a redução do colesterol. Dra. Flávia também receitou um complexo vitamínico, 2 cápsulas ao dia para facilitar a normalização do quadro clínico.

Alimentos ricos em ferro

Vamos às boas notícias:
Graças a Deus que o desenvolvimento do Davi está normal e esta adequação que faremos na dieta, junto com o medicamento vai contribuir com o bem estar da mamãe e do Lindão do Papai. Os batimentos estavam em 140 bpm, a UF passou de 11 para 17 cm, demonstrando como a barriguinha cresceu. Pressão normal 11/6 e ganho de peso de 1,6 kg. Meiryele também recebeu orientações acerca do fortalecimento da auréola para não fissurar no momento da amamentação. Dicas importantíssimas para evitar dificuldades no aleitamento.

Ontem mesmo a esposa começou tomar a vitamina e dentro de 15 dias vamos repetir o exame para avaliar o nível da hemoglobina.

Estamos atentos!
Abraços Paternos!

11 comentários:

Mari Hart disse...

Muito legal ver como vcs são antenados e esclarecidos! É isso mesmo! É muito comum na gravidez, mas não menos preocupante por isso! A vitamina é essencial!

Abçs maternos! (gostei disso!rs)

Caroline Pozzatti disse...

Ai eu sei bem como eh esta de ferro baixo. Eu to me cuidando mega muito agora, porque tambem tive o mesmo diagnostico. Que chato ne??
E sabia que pode provocar alguns problemas depois do parto tambem? Tipo, sua medica pode falar melhor mas eh algo como, ja que sua saude nao esta boa pode ir ficando pior e pior, ja que a mae se preocupa muito amis com o bebe do que com ela mesma depois que nascer.
O pai eh importantissimo nesta hora para dar uma ajudinha.

Mas força na peruca e nao da pra deixar apeteca cair.
Abraçø!
Carol

O mundo da Dani disse...

affff agente sempre fica procupado né... mas graças a deus a medicina esta muito bem preparada para cuidar das gravidinhas e dos bebes..entao é só fazer o q o medico disse q tudo da certo...

bjussssssssssss

Capivarando disse...

marcelo, eu tenho 3 filhos, o último com 33 dias de vida. A minha hemoglobina baixou a 8.1 antes da cesaria, realmente preocupante, mas não foi preciso transfundir. Tem que tentar manter a alimentação em dia, e se mesmo assim não melhorar, o negócio é procurar um Hematologista para acompanhar. Eu tive acompanhamento hematológico... o Pedro veio ao mundo super saudável... falo sobre o assunto no meu blog.
www.romanticocomoumaporta.blogspot.com

Re disse...

Marcelo, Manu me consumiu tanto esses dias que fiquei sem passar por aqui e agora que eu vi que vcs escolheram o nome do baby,Davi, linda escolha, parabens. Qto a anemia, eu tive um pouco tb, reforcei a alimentaçao e td seguiu bem. Bjs

Cristina Chabes disse...

Marcelo acho que vc e sua mulher tomaram a melhor decisão sobre o tipo de parto e como sua esposa trabalha no hospital deve ter conversado com os médicos a respeito.
Boa sorte e felicidades ao mais novo herdeiro.
Valeu pela visita.
Cris Chabes

Cida Kuntze - compartilhandobencao.blogspot.com disse...

Oi Marcelo!
Tem mesmo que se cuidar, fazer a dieta direitinho, para que tudo fique bem. Eu também me cuidei bastante na gravidez, sempre seguia certinho o que o médico mandava.

Nossa, o Davi é super popular antes mesmo de nascer....vamos fazer a maior festança na blogosfera quando ele chegar! rsrsrs.

Beijinhos aos três e uma feliz semana!

Anônimo disse...

Lindão do papai né???? Seu metido!
Brincadeirinha, estar grávido é lindo!!!
Muito bacana esse cuidado de vocês Marcelo, a anemia é algo que exige cuidados. Continue se informando assim sempre, um grande beijo ao papai, mamãe e Davi.

Genislene Borges disse...

Marcelo, vc num pretende colocar fotos da Meiryele grávida aqui no blog não??
Poxa, tô doida pra ver a barriguinha e ficará mais emocionante acompanhar a gravidez de vcs. O que acha???
Bjks.

Laurí disse...

Você acompanha todos os detalhes da gravidez, isso é importante demais, parabéns Marcelo!
Eu também tive anemia na gravidez, segui direitinho às recomendações e tudo deu certo.
Também quero ver a foto da barriguinha da Meiryele.
Um abraço

Pris Soares disse...

Marcello, fico feliz em saber que tudo está bem com o Davi, mesmo com a anemia da mamãe. Que a Mei melhore logo!! Abçs.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...