segunda-feira, 15 de agosto de 2011

80% da Gestação!


Só faltam 8 semanas para o fim da gestação. Já vivenciamos 80% de todo o período gravídico.
De acordo com site especializado, nesta fase da gestação, entramos em um período em que qualquer indicação ou dor, pode ser indício de um trabalho de parto. Por isso, a partir desta semana a grávida deverá ficar muito mais atenta.
Geralmente, esta é a semana em que começa a surgir um monte de dúvidas sobre o parto. Como as consultas com a GO tornam-se mais frequentes, a cada 15 dias neste mês, e semanalmente no último mês, é bom aproveitar este período para sanar todas as dúvidas, certificando-se da decisão sobre o parto.
Enquanto o grande momento não chega, continuamos buscando informações e aproveitando para saber as alterações que podem ocorrer com o corpo da mamãe e as novidades sobre o desenvolvimento do bebê. 
 

Desenvolvimento do bebê

Nesta semana o bebê começará a passar por um processo de rápido ganho de peso, e continuará crescendo bastante. Ele agora repousa sobre o útero, não mais flutua. Os olhos se abrem na fase alerta e se fecham durante o sono.
Nota-se uma certa diminuição dos movimentos do bebê durante esta semana. Isso acontece devido ao rápido desenvolvimento que o bebê vem apresentando, fazendo com que o espaço que ele ocupa dentro do útero fique mais apertado, assim, dificultando que ele realize alguns movimentos. Mas, mesmo assim o bebê continuará a dar chutinhos e soquinhos. Se isso não acontecer, você deverá avisar ao seu médico imediatamente.
Diferente de alguns anos atrás, hoje os cientistas acreditam que há poucas diferenças entre um feto de 32 semanas e um bebê recém-nascido. Antigamente, pensava-se que o desenvolvimento mental só era possível após o nascimento. Mas agora, os cientistas acreditam que os bebês que estão nesta fase de gestação podem ser capazes de pensar e até mesmo criarem lembranças. Entre as diferenças existentes, uma importante é em relação ao sistema respiratório do feto de 32 semanas, que está em pleno desenvolvimento. Ainda que os pulmões estejam entre os últimos órgãos do bebê a amadurecer, o feto já inspira o líquido amniótico, treinando para respirar e exercitando os pulmões. É possível enxergar o movimento da respiração no exame de ultrassom.
Durante esta semana o bebê pode começar a posicionar-se para o nascimento, isto é, com a sua cabeça para baixo. Davi já encaixou. Se o bebê não se posicionar para baixo, ainda haverá bastante tempo para que ele ou ela possa mudar de posição.
Os toques finais da aparência do bebê estão quase prontos. As pálpebras, sobrancelhas e os cabelos da cabeça estão bem nítidos. O cabelo lanugem que cobriu o corpinho do seu bebê desde o segundo trimestre está começando a cair, e cada vez mais a aparência do seu bebê se aproxima ao de um bebê recém-nascido.


Alterações no seu corpo

Neste período da sua gestação, o útero pode estar medindo cerca de 5 cm acima do umbigo, e fazendo com que os órgãos sejam pressionados, causando incômodos tais como azia e constipação.
Seu corpo está começando a produzir um hormônio chamado relaxina. Esse hormônio será responsável por tornar a pélvis mais amolecida, proporcionando a flexibilidade necessária para o parto. A relaxina também pode provocar inchaço nos pés. No entanto, você não deve se preocupar, pois o inchaço é temporário.
Seus seios podem começar a secretar pequenas quantidades de leite, chamado de colostro. Esse leite, será responsável por nutrir e proteger o seu bebê contra infecções durante os primeiros dias de vida.
Fazer exercícios físicos durante este período ainda é muito importante para você. No entanto, você não deve fazer exercícios que requerem muito esforço, e sim exercícios leves. Experimente fazer exercícios leves como natação, alongamento ou uma boa caminhada.
No mais, resta aguardar a chegada do nosso Davi. Já acertamos quase todos os detalhes e logo posto um check list do que falta.
Abraços Paternos!
Fonte:http://www.clinicafgo.com.br/semana32.html
http://www.semanaasemana.com.br/gravidez/semana32.htm
http://brasil.babycenter.com/pregnancy/desenvolvimento-fetal/32-semanas/

3 comentários:

Caroline Pozzatti disse...

Marcelo, parabéns pelos 80% de voces. Acho que acompanhei praticamente tudo desta fase super legal e importante de vocês.
Torço para que tudo passe logo e seu Davi chegue cheio de saúde e inteligência.
Abraçao!

Genislene Borges disse...

Oi meu querido,
Ontem queria vir aqui pra te deixar meu abraço de dia dos pais, mas não consegui...
Mas o abraço continua forte! ABRAÇÃOOOOOOOOOOOO!
Que delícia essa fase, cada dia que passa Davi está querendo mais e mais vir ao mundo.
Saúde pra mamãe e bebê.
No amor de Cristo,
Beijos, Genis ♥

Jessica Penalva disse...

Olá, conheci o blog agora e adorei. É lindo ver um pai tão dedicado assim acompanhando uma gestação dessa forma. Também gostei da sua exposição dos custos na gestação, pode servir como base para muitos futuros papais.
Parabéns para vcs, falta pouco agora, que o Davi venha com muita saude ser recebido por essa familia dedicada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...