segunda-feira, 4 de abril de 2011

Dicas {Parte 1} para uma gestação saudável: ALIMENTAÇÃO





A alimentação deve ser acompanhada com atenção durante  a gravidez. Não vale a velha máxima de que agora você deve “comer por dois”. Vale mais a qualidade do que a quantidade.

  • Beba no mínimo 2 litros de água por dia {utilize uma garrafinha de água mineral, geralmente de 500 ml, para servir de parâmetro}.
  • Se organize para conseguir se alimentar pelo menos de 3 em 3 horas ao longo do dia. Longos períodos sem alimentação favorecem ao enjôo e à azia. Divida as refeições em 6 a 8 vezes ao dia.
  • Consuma pelo menos 3 frutas ao dia. Frutas ricas em fibra como laranja {com bagaço}, abacaxi e ameixa são ideais para diminuir a temida prisão de ventre {se você não tem pode aparecer, se você já tem deve piorar}. A alimentação rica em fibras, a ingestão adequada de líquidos, água e sucos {prefira os naturais feitos na hora, para que não percam nutrientes}, a ingestão de mamão sempre que possível, de granola e linhaça podem facilitar a ação do intestino. Você pode optar também por uma geléia de ameixa {receita da nossa GO} para acompanhar lanches rápidos.
  • Alguns nutrientes são essenciais para o desenvolvimento fetal. Como as proteínas e o cálcio do leite que são muito importantes. Tome sempre que possível vitamina de frutas com leite para finalizar as refeições de um longo dia de trabalho. Vitamina de mamão, banana {rica em potássio, importante na formação óssea}, ou uma miscelânia de frutas só trarão benefícios para você.
  • A carne vermelha é rica em ferro e proteínas {atenção para a procedência do produto e evite carnes mal passadas}. Prefira carne mais magras como patinho e alcatra. O ferro pode ser mais bem absorvido se consumido com frutas ricas em vitamina C, como kiwi, laranja, limão, acerola, tangerina e abacaxi. Lembre-se uma adequada alimentação à base de ferro pode prevenir um mal muito comum em grávidas: a anemia.
  • Não esqueça também de manter uma dieta regular {evitando excessos} de carboidratos. Cereais integrais, pães e massas são fontes imediatas de fibras, vitaminas e energia {você vai precisar para suportar o peso sobressalente durante a gravidez}. Exemplo: Arroz, trigo, aveia, centeio, milho.
  •  A ingestão de grãos também é importante na gravidez, utilize-os nas refeições. As opções são muitas: feijão {também rico em ferro}, grão de bico, lentilha, ervilhas.
  • Evite bebidas alcoólicas e qualquer tipo de drogas. Já está cientificamente comprovado o mal que o consumo destes produtos faz à gestação.
  • Caso você não seja imune a toxoplasmose, evite tanto quanto possível contato com cães e gatos, manuseio de terra e ingestão de alimentos crus. Dê preferência a saladas com verduras cozidas.
  • Reduza a ingestão de gorduras, frituras e enlatados. Prepare os alimentos com o mínimo de gordura vegetal, nunca utilizando gordura sólida como manteiga, margarina e banha.  Dê preferência a temperos naturais como cebola, salsa e ervas finas.
Uma alimentação saudável é fundamental para a saúde da mamãe e do bebê.

Lembre-se estas sugestões devem ser sempre supervisionadas pelo seu médico. Principalmente se você apresenta problemas de diabetes ou afins.


Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...