segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Retrospectiva MMppv 2011 (Parte Final: 1º Lugar}

Retrospectiva Mmppv: 1º Lugar!!!
Publicado em 11 de maio de 2011.
Plantar árvores, escrever livros e ter filhos!
Todo homem ao longo da vida deveria ter um filho!
Sim o homem, porque a mulher em si já nasce e cresce com este sentimento. É como se fosse uma predestinação a ser mãe. A maioria tem o desejo, ainda que adormecido, esperando o momento certo de tornar-se mãe!

Qual de vocês não falavam com os namoradinhos sobre os nomes que dariam para os filhos?!! Faz parte do crescimento das meninas, da construção da mulher, este sentimento materno. Algumas mídias pregam a existência velada de uma disputa entre carreira e filhos. Como se ambas as coisas não pudessem ocorrer simultaneamente. É concebível que a evolução do mundo nos faça também evoluir. As mulheres, uma vez inseridas no mercado de trabalho, conquistaram seus espaços e alcançaram o destaque merecido. Não há nada de errado em prover-se de uma carreira de sucesso e só então buscar à maternidade. O fato preponderante é que o desejo de ser mãe é real e vivo em todas as mulheres. Digo todas, porque as mulheres que ainda não sentiram este desejo, necessitam de tempo para serem lapidadas, função que a vida se encarrega muito bem de ensinar.

Voltando aos homens, estes sim, precisam descobrir o verdadeiro desejo de ser pai. Quantas histórias de pais e mães adolescentes vemos todos os dias, e na maioria delas sabemos que quem realmente vai arcar com as intempéries de uma gestação indesejada é a mãe, isto quando o jovem pai não some no mundo. E os encontros casuais, aquela transa de carnaval depois de um gole a mais, que gera resultado pra vida toda. Pode-se nunca mais ter notícias do pai, co-partícipe do ato.
O sentimento paterno do homem é pois adquirido após certa fase de nossas vidas. Li recentemente na blogsfera, um post de uma mulher que se descobriu grávida e não sabia como contar ao marido, já que ele era totalmente contra. Num cenário ainda mais comum: A reação de uma mãe em relação a uma gravidez indesejada de uma filha é humanamente mais sensata que a reação de um pai. 
A gente vai aprendendo aos poucos a sentir este desejo. Numa relação, em certo momento, o desejo de ver a alegria pelos corredores, os brinquedos espalhados pelo chão, o abraço inocente, as primeiras palavras, esta vontade nasce e se faz presente. E ao longo de nossas vidas, a gente vai aperfeiçoando este sentimento; o amadurecimento, a estabilidade, o envolvimento da relação e o amor agem de mãos dadas em busca da concretização de ser pai.

Eu acredito numa velha frase, cujo autor nem me lembro mais, que dizia: "todo homem para ser verdadeiramente feliz precisa fazer três coisas na vida:  plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho." Só assim ele poderá dizer que viveu. O clichê é lúdico, mas torna-se real. É preciso começar. 
Plantar árvores em meio a intensa discussão da sobrevivência do meio ambiente, deveria virar lei, tamanha a importância do ato. 
Escrever um livro? Não que seja das tarefas mais fáceis, mas relatar seu dia a dia para a sua família ao chegar em casa, reunidos numa mesa de jantar, já seria um belo começo. Não seriam registros de papel ou eletrônicos, mas seriam momentos inesquecíveis, momentos em que a gente sente que a partilha caminha lado a lado com a união.


E ter um filho! Depois que você aprende e incita o desejo, glofirica-se com as recompensas. Você entende que as noites de sono perdidas, os problemas vividos e as dificuldades próprias de cada fase passam. Que o que fica pra valer é o eterno sentimento de proteção, de acolhimento, de amor e de felicidade. Estes sim, você carrega consigo para onde for, pois você teve um filho e pode gritar ao mundo todo que soube viver.


Abraços Paternos!
Obrigado pela atenção de sempre e continuem com o MMppv no próximo ano!

Um comentário:

Debby disse...

Oi Marcelo
Mergulhei em seu blog sem querer, atrás de fotos de babê.. mas fiquei fascinada com a leitura..
Parabéns pelo blog
Belissimo depoimento
E muita paz, luz e harmonia para vc e sua familia

Debby

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...