quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

As temíveis cólicas

Por mais que se tenha cuidado com a alimentação em algum momento o desconforto intestinal aparece. No entanto, uma descoberta feita por pesquisadores norte-americanos, promete melhorar a situação daquelas crianças que sofrem frequentemente com este problema - as temíveis cólicas. 


Depois de analisar o organismo de 36 bebês, o estudo descobriu na bactéria Klebsiella uma possível causa das cólicas intestinais no início da vida. Os recém-nascidos sem cólicas, apresentavam diversos tipos de “boas” bactérias, enquanto aqueles com incômodo intestinal expunham apenas uma grande quantidade da Klebsiella e inflamação intestinal. Com a pesquisa, a bactéria entra para a lista de possíveis causas de dor intestinal em crianças com menos de 1 ano. Mas, as causas anteriores ainda são levadas em consideração. 



Alguns pediatras afirmam que o motivo das cólicas - que atingem cerca de 15% dos recém-nascidos e costumam se manifestar no finalzinho da tarde ou no começo da noite - é a imaturidade do sistema digestivo. "No recém-nascido, os movimentos peristálticos (contrações da musculatura do intestino) ainda não estão coordenados e são um dos fatores para as cólicas dos bebês", diz o pediatra Moisés Chencinski. 



Outra hipótese para o problema é o ar deglutido pelo bebê ao mamar no peito ou na mamadeira. Esse ar passa para o intestino, causando dor e fortes contrações. Por isso, os pediatras sempre recomendam que a mãe faça o bebê arrotar depois das mamadas. 



E, ainda, a alimentação da mãe pode contribuir para o desconforto do bebê. Os médicos aconselham que sejam evitados alimentos que provocam gases, como chocolate, leite de vaca e seus derivados. 



Segundo o estudo da University of Texas Health Science Center, cólicas podem preceder problemas de intestino mais graves, como a síndrome do intestino irritável e a doença celíaca. Por isso, é importante tomar medidas que amenizem este desconforto.



Amamentar previne cólicas
O leite materno possui lactobacillus bifidus que impedem o crescimento bacteriano no organismo da criança. “Ele também é rico em imunoglobulina A, que protege a mucosa intestinal”, diz Hamilton Robledo. Além disso, o leite estimula o funcionamento do intestino pois é rico em lactose, o que faz com que o bebê evacue várias vezes e elimine muitos gases. 



Na hora da dor 
•Nunca deixe seu bebê chorando sozinho no berço. Pegue-o no colo e acalente-o. 
•Ande pela casa, afague sua cabeça e faça massagens com uma leve pressão em sua barriguinha. 
•Coloque-o de bruços sobre um lugar quentinho, que pode ser sua barriga ou um saco de água morna envolto numa fralda. 

Não perca a calma. Tenha em mente que seu bebê não está doente e que esse desconforto passará em pouco tempo. E siga sempre as instruções do pediatra.



Abraços Paternos!
Fonte: http://revistacrescer.globo.com

Um comentário:

Anônimo disse...

ola!

um texto bem legal com um outro olhar sobre as "colicas"

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=1122463&tid=5333559069185213881&kw=colicas+gonzalez

meu bebezico hj esta com 5 meses, nao teve nenhum dia de colica, nao fiz nenhuma dieta especial, continuei comendo chocolate(muito), refrigerante, café, pimenta...
dei muito colo, carrego meu filhote no sling, ele dorme do meu ladinho...
acredito muito no que diz o dr. gonzales!!!!

abraços maternos!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...