quarta-feira, 18 de maio de 2011

Dicas {Parte 3} para uma gestação saudável: INCHAÇO



Continuando a série de dicas relacionadas à gestação saudável, o tema proposto é o inchaço, que tanto incomoda as mulheres.  O inchaço é um  problema normal da gravidez, mas você pode diminuí-lo. Nos períodos de calor intenso, as gestantes, especialmente as que estão no final do 2º trimestre, costumam reclamar que suas pernas estão mais pesadas, que aquela sandália agora aperta os pés e que aneis e pulseiras já não entram mais. Cerca de 75% das futuras mamães são acometidas pelo problema.

O inchaço, chamado pelos médicos de edema, atinge principalmente os membros inferiores. Isso acontece pela retenção de líquidos da gravidez e por causa do crescimento do útero, acompanhando o crescimento do bebê, que começa a comprimir os vasos localizados na região pélvica, prejudicando o retorno do sangue que está nas pernas. Segundo o GO Aléssio Calil Mathias, os dias quentes provocam uma dilatação maior dos vasos sanguíneos. “Com isso, o sangue passa a circular mais devagar, fazendo com que o corpo retenha mais líquido do que nos outros dias”, explica.

O excesso de líquido que estava no sangue, ao encontrar resistência no retorno ao coração, extravasa pela parede dos vasos, causando o inchaço dos pés e pernas. É o chamado edema gravitacional, quando a água se acumula conforme as leis da gravidade. Esse edema é normal na gravidez e a mamãe pode ficar despreocupada. 

Algumas atitudes podem ajudar na prevenção ou diminuição do inchaço: Controle da ingestão de sal, que é um dos fatores de retenção de líquido, atentando sempre para uma alimentação saudável; prática regular de exercícios físicos, como caminhadas ou hidroginástica, sob orientação médica; repouso com as pernas elevadas acima do nível do coração; uso de meias elásticas em casos especificados pelo médico.

Geralmente o inchaço aparece no fim do dia, especialmente se a mulher permaneceu muito tempo em pé ou sentada. A dica é elevar as pernas durante a noite. Coloque um travesseiro embaixo do colchão para as pernas ficarem levemente erguidas. Isso ajuda no retorno do sangue e o sistema circulatório funciona melhor.

Excesso de peso facilita o aparecimento do inchaço, assim como o tabagismo e alimentação inadequada. Esse trio prejudica o ser humano em todos os sentidos. Estar em forma, com o peso adequado e com saúde, tanto antes quanto durante a gestação, são formas de evitar o inchaço e outras complicações obstétricas.

A mamãe deve ficar atenta se o inchaço for intenso, principalmente se afetar mãos, braços e rosto, bem como se o ganho de peso for grande e quando houver formigamento nos braços, limitação de movimentos dos dedos das mãos e dor na região da nuca. Esses são sinais de problemas que merecem maior atenção, tais como pressão alta, problemas renais ou diabetes gestacional, que podem até ser perigosos para a mamãe e para o bebê. O médico deve ser consultado imediatamente.

Para finalizar, faça sempre um bom pré-natal, pois toda alteração pode ser percebida e corrigida a tempo de não prejudicar a saúde da mamãe e do bebê. Aproveite a gravidez sem inchaço!

Abraços Paternos!


Fonte: www.luciara.com
Fonte Imagem: www.google.images.com

3 comentários:

O mundo da Dani disse...

tenho fé e sei q deus ta cuidando de mim..
obrigadaaaaa

bjus

Marcelo Vieira disse...

Este é o 1º passo e com certeza o mais importante.
Estamos na torcida!

Abraços Paternos!
http://mmppv.blogspot.com/

Karen Aun disse...

esqueceu de uma dica importantissima para evitar os edemas: beber muuuuuita agua!!!! estou no setimo mes de gestaçao e se me pedissem apenas dois conselhos para as gravidas seria: faça ioga e beba muuuita agua!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...