segunda-feira, 31 de outubro de 2011

18 cuidados essenciais com o recém-nascido {Parte Final}

Último post com os cuidados essenciais com o bebê.


14. Será que ele tem refluxo? 
O refluxo é a exceção, e não a regra. Ele só se caracteriza quando a criança perde peso mesmo mamando. Daí a importância do acompanhamento médico. Mas a regurgitação é normal. É um fenômeno que acontece por causa da imaturidade da válvula que controla a passagem do leite no esôfago. Ou, então, porque o bebê mamou mais leite do que seu estômago comporta. Seja como for, não se desespere cada vez que o líquido voltar. Procure apenas fazê-lo arrotar após as mamadas e, se ele é desses que expelem golfadas em forma de jatos, procure inclinar a base do berço.


15. E se meu leite for fraco? 
Não existe leite fraco ou forte. A mãe produz todos os nutrientes necessários para seu filho. O que acontece é que a composição do líquido varia. Assim, as quantidades de proteínas e gorduras mudam de uma mamada para outra ou até durante uma mesma mamada. Por isso, é fundamental que o pequeno esvazie os dois peitos por completo – e que você esteja a postos para oferecê-los sempre que ele quiser. Além de ter a certeza de que a criança está bem nutrida, isso vai ajudar você a voltar à forma mais rapidamente. É que o hormônio responsável pela reposição de leite é o mesmo que estimula a contração do abdômen.


16. O que faço para o bebê conseguir mamar? 
Amamentar é uma tarefa que exige orientação. Não ache que você vai conseguir dar o peito com facilidade para seu primeiro filho sem receber alguma instrução. Nessa hora, avós, enfermeiras e até médicos se tornam tutores. No passado, a mulher recebia todas as referências em casa. Hoje em dia, as famílias estão mais dispersas e menos participantes. Por isso, fique alerta. Existem técnicas para tornar os mamilos mais propensos à amamentação, inclusive para evitar rachaduras. Agora, se o bebê demorar para pegar o peito e começar a chorar, não se desespere. E, principalmente, não desista do aleitamento. Vale a pena ter paciência e insistir.


17. Posso mexer no umbigo do meu filho? 
Não só pode como deve. Ignore qualquer um que fale o contrário. Com o tempo, essa cartilagem vai secar e cair. Mas é preciso limpá-la para evitar contaminações. E isso não causa dor na criança. Portanto, faça o curativo sempre, de preferência após o banho. Sair sangue também é comum, não se preocupe. Use cotonete com álcool 70%, contornando o umbigo com delicadeza e sempre em um único sentido – no sentido horário, por exemplo. Ele vai cair entre sete e 14 dias.


18. Posso comer qualquer coisa ao amamentar?
O ideal é seguir uma dieta saudável, rica em frutas, legumes, verduras e grãos integrais. Água também é muito importante. Procure beber de 1 litro e meio a 2 litros além do que você já consome – tenha sempre uma garrafinha por perto e tome mesmo sem ter vontade. A água é essencial para a formação do leite. Temperos mais fortes, como alho e pimenta, são contraindicados. Eles alteram o gosto do leite e isso pode ter reflexos na amamentação. Chocolate, café, erva-mate e outros alimentos do gênero também devem ser evitados. A cafeína agita a criança e atrapalha o sono. Por fim, evite exagerar no leite de vaca, que pode induzir a uma intolerância da criança à proteína desse alimento.

Abraços Paternos!


http://bebe.abril.com.br

7 comentários:

Genislene Borges disse...

Marcelo, como estão as coisas por aí?
Conte pra nós!
Mega beijo!
Genis ♥

Alice disse...

Vim te conhecer! Legal ver todas essas descobertas e aventuras pelos olhos do pai. Estamos sempre acostumadas a trocar experiências com as mães e esquecemos um pouco dos papais. Tudo de bom para vocês, seu filho é uma graça. Mamãe E papai estão de parabéns. Bjks

Pris Soares disse...

Marcelo, conte como vão as coisas... queremos ver mais fotos do seu príncipe. E se tiverem precisando de ajuda, estamos por aqui. Abçs.

Michele Batista! disse...

Ótimo post,Marcelo!
eu sei q vc tá ocupado curtindo a gostosura q é esse bebê,mas conta lá pra a gente como tá a nova vida de papaii!
dá um cheirinho nele por mim e um bj na mamãe!!
beeijos!

Liℓℓi Oℓivєirα disse...

Oiee.. estamos fazendo nosso primeiro sorteio lá no blog e gostaria muito que participasse:
http://lililuanluiz.blogspot.com/2011/11/uhuuuu-sorteio-no-blog-eba.html
Bjinhos Lili do Luanzinho

Anônimo disse...

Saudades!
Bjs, Genis ♥

bebeboneca.blogspot.com disse...

Que blog mais lindo, vc escreve muito bem... estou te seguindo.
Depois paparece lá no meu bloguinho:

bebeboneca.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...